Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2053
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Silva, Thainá Custódio da | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-03T23:51:41Z | - |
dc.date.available | 2022-10-03T23:51:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thainá Custódio da. O brincar no contexto da educação infantil: contribuições para o processo ensino-aprendizagem. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2053 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como foco o desenvolvimento da criança de modo integral, agregando as contribuições da família e do meio em que a criança está inserida. Nessa etapa educacional, as práticas pedagógicas são voltadas ao desenvolvimento de habilidades, capacidade de socialização, de novas experiências e descobertas, por meio das interações e brincadeira. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral apresentar as contribuições do brincar para o ensino-aprendizagem no contexto da Educação Infantil. Para tanto, utilizou-se de uma análise bibliográfica de abordagem qualitativa, por meio de livros, artigos, e outras produções que versam da temática aqui apresentada, localizadas nas bases de dados: periódicos e sítios do Ministério da Educação (MEC), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e Biblioteca Virtual Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual ProQuest. Por meio dessa dinâmica, identificou-se a partir dos objetivos específicos que: em seu contexto histórico, o processo de construção dessa etapa da Educação Básica não foi simples, visto que por muito tempo a criança não recebia o cuidado e a atenção que lhe era devido, visto que as primeiras instituições educacionais se encontravam especialmente dentro de uma perspectiva de caráter assistencialista. Nesse sentido, sendo a Educação Infantil a base do processo educacional, deve-se garantir que a criança adquira habilidades e se desenvolva de modo integral, visto que nessa etapa da educação, o brincar é encarado como uma ação que faz parte da evolução humana. Também foi possível compreender que o brincar além de ser recurso pedagógico no âmbito educacional, é um direito da criança, e oportuniza o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo, físico e social. Tendo em vista que a participação ativa da criança no processo de construção pessoal é indispensável as ações do docente previamente estabelecidas, voltadas para o processo ensino-aprendizagem proporcionam o uso da imaginação e criatividade, o desenvolvimento da criticidade, gerando um conjunto de conhecimentos. A partir desses resultados foi possível compreender que o brincar na Educação Infantil, desempenha um papel de grande relevância para o ensino-aprendizagem, assim como para a formação moral da criança. Portanto, o brincar não pode ser visto tão somente como uma estratégia de distanciamento dos adultos da criança ou de recreação, mas sim, como prática pedagógica, de construção de saberes e de socialização. | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O brincar no contexto da educação infantil: contribuições para o processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | Monography | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thainá Custódio da Silva_parcial.pdf | 182.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.