Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/208
Title: O papel do farmacêutico na desprescrição da farmacoterapia em pacientes idosos.
Authors: Oliveira, Fernanda Cerqueira Barroso (Oliveira)
Silva, Gisele Maria dos Santos
Keywords: Farmacêutica - reação adversa
Polifarmácia
Farmácia - idoso
Interação medicamentosa
Issue Date: 25-Sep-2019
Citation: SILVA, Gisele Maria dos Santos. O papel do farmacêutico na desprescrição da farmacoterapia em pacientes idosos. Orientador: Fernanda Cerqueira Barroso Oliveira. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A terapêutica com múltiplos medicamentos tem o potencial de trazer benefícios ao indivíduo, porém pode causar danos irreversíveis ao paciente em especial pessoas idosas. O objetivo deste trabalho é discutir a polifarmácia em idosos e o papel do farmacêutico na desprescrição medicamentosa. Na revisão literária utilizou-se artigos em português e inglês que apresentaram em sua discussão considerações a respeito do papel do farmacêutico na desprescrição. Como consequência do envelhecimento, os idosos são os que mais apresentam problemas de saúde; consequentemente, os que mais consomem medicamentos e que mais apresentam reações adversas e interações medicamentosas. A desprescrição, reduz substancialmente desfechos clínicos negativos, hospitalização e, até a morte. O farmacêutico tem papel fundamental no processo de desprescrição de medicamentos. Por meio de orientações ao paciente e aos demais envolvidos no processo terapêutico, este profissional tem contribuído de forma positiva para a redução da polimedicação e para a melhora no tratamento do paciente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/208
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gisele_Silva_0002187.pdf490.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.