Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/209
Title: Perfil de utilização de antimicrobianos por pacientes pediátricos em um hospital público do DF.
Authors: Souza Junior, Alcidésio Sales de (Orientador)
Souza, Gustavo Ribeiro Santos
Keywords: Medicamento - reação adversa
Algoritmo de Naranjo
Pediatria - medicamento
Issue Date: 25-Sep-2019
Citation: SOUZA, Gustavo Ribeiro Santos. Perfil de utilização de antimicrobianos por pacientes pediátricos em um hospital público do DF. Orientador: Alcidésio Sales de Souza Júnior. 2019. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Farmácia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Tratou-se de estudo descritivo e prospectivo, realizado no HMIB durante o mês de abril a maio de 2019. Foram incluídos pacientes com mais de 48 horas de internação em uso de antimicrobiano nas últimas 24 horas. A causalidade das reações adversas a medicamentos (RAM) foram avaliadas a partir da ferramenta de Naranjo. A classificação da severidade das RAM foram feitas de acordo com os critérios da OMS. Os antimicrobianos mais prescritos foram azitromicina e ampicillina/sulbactam, a causa mais comum foi pneumonia. Verificou-se que a incidência de RAM foi semelhante a outros estudos, porém sendo necessárias mais pesquisas relacionadas à pediatria.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Farmácia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/209
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gustavo_Souza_0001841.pdf167.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.