Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2099
Title: Engenharia social e a segurança da informação.
Authors: Santos, Jorge Alberto dos (Orientador)
Gonçalves, Gabriel Vinicius Costa
Ogawa, Kenichi Roberto Lino
Lima, Mateus Alves de
Keywords: Segurança da Informação
Engenharia social
Ataques de phishing
Issue Date: 18-Aug-2022
Citation: GONÇALVES, Gabriel Vinicius Costa; OGAWA, Kenichi Roberto Lino; LIMA, Mateus Alves de. Engenharia social e a segurança da informação. Orientador: Jorge Alberto dos Santos. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Sistemas de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este artigo científico consiste em apresentar a importância do tema segurança da informação, no sentido de que é uma área de conhecimento que possui propriedades que merecem atenção, sendo elas a confidencialidade, integridade, disponibilidade, esses três princípios possuem papel fundamental no ambiente das tecnologias por buscar a garantia de que os dados armazenados não sejam expostos e acessados por pessoas não autorizadas. A engenharia social é um dos métodos de ataques cibernéticos mais utilizados na atualidade devido a sua facilidade, possuindo o objetivo de adquirir dados por meio da persuasão de pessoas ou um agente humano. O objetivo geral do trabalho é identificar os conceitos sobre a segurança da informação e suas funções básicas, demonstrando a importância e sua estrutura geral de funcionamento. Além disso, pretende tratar acerca da temática de engenharia social enfocando o ataque do tipo phishing e seus impactos. A metodologia científica utilizada no trabalho foi qualitativa e bibliográfica, tendo como resultado a identificação de que os usuários e as organizações precisam se atentar para as ferramentas da segurança da informação e colocar em prática seus pilares para que não se tornem vítimas dos ataques cibernéticos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Sistemas de Informação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2099
Appears in Collections:Sistemas da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Vínicius Costa Gonçalves_Kenichi Lino Ogawa_Mateus Alves de Lima.pdf.pdf541.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.