Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2107
Title: Descrição das queixas e funcionalidade dos músculos do assoalho pélvico em mulheres no climatério: um estudo retrospectivo.
Authors: Salata, Mariana Cecchi (Orientador)
Barboza, Amanda de Jesus
Sousa, Ana Luiza Rodrigues de
Keywords: Climatério
Assoalho pélvico
Envelhecimento
Issue Date: 20-Jan-2023
Citation: BARBOZA, Amanda de Jesus; SOUSA, Ana Luiza Rodrigues de. Descrição das queixas e funcionalidade dos músculos do assoalho pélvico em mulheres no climatério: um estudo retrospectivo. Orientador: Mariana Cecchi Salata. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A transição menopausal, denominada climatério, caracterizada pela passagem da idade mais jovem para a idade mais velha, leva a impactos diretos na musculatura do assoalho pélvico devido ao hipoestrogenismo. O objetivo deste estudo foi descrever a sintomatologia das disfunções do assoalho pélvico e correlacionar com a funcionalidade dessa musculatura. O estudo é retrospectivo e descritivo, fomentado na análise de prontuários de mulheres de 40 a 60 anos, que mantinham vida sexual ativa. No que tange à realização da pesquisa, foram coletadas informações específicas sobre história ginecológica e obstétrica, bem como função da musculatura do assoalho pélvico. Foram selecionados 12 prontuários, nos quais foi observado um predomínio de mulheres que não fazem reposição hormonal, são multigestas e multíparas, com índice maior de partos vaginais. Além da maior presença de incontinência urinária de esforço, bem como predomínio de disfunções sexuais com ênfase na dispareunia. Nenhuma mulher atingiu um grau eficiente de força do assoalho pélvico, muito menos de endurance. A maioria não apresentou reflexo à tosse e realizou co-contração de musculatura acessória. A partir de tais informações, constatou-se que o hipoestrogenismo no climatério desencadeia as diversas disfunções do assoalho pélvico, não podendo excluir os efeitos deletérios do envelhecimento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2107
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amanda de Jesus Barboza_Ana Luiza Rodrigues de Sousa.pdf763.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.