Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2111
Title: Incontinência urinária em praticantes de atividade física.
Authors: Campos, Lizia Lenza (Orientador)
Mota, Carolyn Jesus da
Cruz, Loranny Souza
Braúna, Vanessa da Silva
Keywords: Incontinência urinária
Atividade física
Atletas
Issue Date: 21-Jan-2023
Citation: MOTA, Carolyn Jesus da; CRUZ, Loranny Souza; BRAÚNA, Vanessa da Silva. Incontinência urinária em praticantes de atividade física. Orientador: Lízia Lenza Campos. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A Incontinência Urinária (IU) é definida como perda de urina que ocorre de forma involuntária, é a disfunção do assoalho pélvico (AP) feminina mais prevalente em idade jovem, com grande impacto social e repercussão na qualidade de vida da pessoa levando a um problema social e higiênico, que limita a liberdade individual e reduz a autoestima das pessoas que a apresentam. Nesse sentido, o objetivo geral dessa revisão é analisar as condutas fisioterapêuticas utilizadas em mulheres com incontinência urinária de esforço não cirúrgica, descrita na literatura nos últimos 15 anos, no período entre janeiro de 2007 a agosto de 2022. Dos artigos encontrados, 07 (sete) versam sobre incontinência urinária em mulheres;01 (um) sobre músculo do assoalho pélvico; 04 (quatro) sobre tratamento de mulheres com incontinência urinária; 11 (onze) sobre atividade física para incontinência urinária.Com base em pesquisas publicadas, o tratamento da IUE com exercícios de TMAP contribui positivamente para a melhora dos sintomas, produzindo melhorias significativas na força muscular do AP, coordenação da contração muscular para estabilizar a uretra, qualidade de vida dos pacientes afetados e redução do número de episódios de incontinência. Os resultados deste estudo indicam que um programa específico de fisioterapia baseado no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico e realizado em casa reduz a perda de urina em jovens atletas do sexo feminino com incontinência urinária de esforço. O conhecimento da musculatura AP através do uso de biofeedback facilita o aprendizado e parece ser eficaz neste estudo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2111
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carolyn Jesus da Mota_Loranny Sousa Cruz_Vanessa da Silva Braúna.pdf291.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.