Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2112
Title: A importância do fortalecimento da musculatura respiratória em pacientes com insuficiência cardíaca.
Authors: Pacheco, Diana Ferreira (Orientador)
Cunha, Débora Cristina Ribeiro
Sousa, Laura Pires de
Pacheco, Diana Ferreira
Keywords: Exercícios Respiratórios
Insuficiência Cardíaca
Treinamento Muscular Inspiratório
Issue Date: 21-Jan-2023
Citation: CUNHA, Débora Cristina Ribeiro; SOUZA, Laura Pires de; PACHECO, Diana Ferreira. A importância do fortalecimento da musculatura respiratória em pacientes com insuficiência cardíaca. Orientador: Diana Ferreira Pacheco. 2022. 10f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Introdução: A insuficiência cardíaca é principalmente uma consequência de doenças prévias que danificaram o coração e resultaram na incapacidade deste órgão em exercer suas funções de forma adequada, embora existam casos mais raros em que a IC é uma condição de nascença. Na doença, duas situações podem ocorrer: o coração não ter força suficiente para enviar o sangue para circulação nos vasos; o coração receber o sangue de volta, mas ter dificuldades para se encher, pois sua musculatura está enrijecida. Revisão: Foi realizado estudo de revisão bibliográfica, os critérios de inclusão foram estudos no período entre 2012 a 2022, as buscas foram feitas nas bases de dados Scielo, Pubmed e PEDro. Discussão: Os músculos da respiração também são chamados de músculos da bomba respiratória, formam um arranjo complexo na forma de foles semirrígidos ao redor dos pulmões. Todos os músculos que estão ligados à caixa torácica humana têm o potencial inerente de causar uma ação de respiração. Músculos que ajudam na expansão da cavidade torácica são chamados de músculos inspiratórios, porque ajudam na inspiração, enquanto aqueles que comprimem a cavidade torácica são chamados de músculos expiratórios e induzem a expiração. Considerações finais: O fortalecimento da musculatura respiratória traz benefícios para o indivíduo com insuficiência cardíaca, pois melhora a tolerância ao exercício físico, fadiga e dispnéia trazendo assim, melhora da qualidade de vida.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2112
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Débora Cristina Ribeiro Cunha_Laura Pires de Sousa_Diana Ferreira Pacheco.pdf302.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.