Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2165
Title: Análise da capacidade funcional em pacientes acometidos com Acidente Vascular Encefálico: Estudo de Caso.
Authors: Alves, Ana Elizabeth Oliveira de Araújo (Orientador)
Santos, Alexandre Feitosa
Sousa, Rayane Roque de
Keywords: Acidente vascular Encefálico
capacidade funcional
fisioterapia
Issue Date: 31-Jan-2023
Citation: SANTOS, Alexandra Feitosa; SOUSA, Rayane Roque de. Análise da capacidade funcional em pacientes acometidos com Acidente Vascular Encefálico: Estudo de Caso. Orientador: Ana Elizabeth Oliveira de Araújo Alves. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma condição que pode resultar em sequelas neurológicas e incapacidades motoras, impactando diretamente nas atividades cotidianas. Objetivo: Analisar a capacidade funcional de pacientes acometidos com AVE. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, transversal, realizado por meio de análise de prontuários. Foram incluídos pacientes com AVE, de ambos os sexos, acima de 18 anos, em tratamento fisioterapêutico na clínica escola de um Centro Universitário privado do Distrito Federal. Foram excluídos os pacientes que não possuíam cognição suficiente para realizar os testes e pacientes que não possuíam marcha. A capacidade funcional dos pacientes foi avaliada pelo teste Timed Get Up and GO (TUG) que é um preditor de quedas; o equilíbrio estático e dinâmico pela Escala de Equilíbrio de Berg (EEB); e a dependência funcional com a Escala de Medida de Independência Funcional (MIF) com ênfase em suas atividades cotidianas. Resultados: A amostra foi composta por sete pacientes, sendo cinco mulheres e dois homens. Foram realizadas 16 sessões de 50 minutos e cinco pacientes tinham acometimento no hemicorpo esquerdo. A maioria dos pacientes apresentaram TUG de 11 a 20 segundos configurando risco moderado de quedas. Em relação ao equilíbrio, a maioria dos pacientes apresentaram capacidade de transferir-se com segurança em uso das mãos. Na escala de dependência funcional a maioria apresentou independência completa. Conclusão: Apesar de haver poucas alterações no equilíbrio e no desempenho funcional nas AVDs, os pacientes tiveram significativas alterações na marcha e um maior risco de quedas. A fisioterapia foi uma aliada, já que é uma das principais responsáveis por incentivar a independência do paciente e promover equilíbrio, trabalhando o indivíduo de forma global. Palavras-chave: Acidente vascular encefálico; capacidade funcional; fisioterapia.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2165
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alexandra Feitosa Santos_Rayane Roque de Sousa.pdf187.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.