Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2171
Title: A influência do uso do smartphone na alteração postural e na qualidade de vida de universitarios.
Authors: Ferreira, Marcus Vinicius Ribeiro (Orientador)
Silva, Bruno Damasceno Sidrone da
Araújo, Guilherme Pereira
Keywords: Smartphone
Dor
qualidade de vida
Issue Date: 31-Jan-2023
Citation: SILVA, Bruno Damasceno Sidrone da; ARAÚJO, Guilherme Pereira. A influência do uso do smartphone na alteração postural e na qualidade de vida de universitarios. Orientador: Marcus Vinicius Ribeiro Ferreira. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: As alterações posturais em universitários estão sendo associadas as suas rotinas de aulas, inatividade física e a postura sentada mantida por períodos extensos. De acordo com Giacomoni, (2004), a qualidade de vida abrange o bem-estar físico, mental, psicológico, emocional e as necessidades humanas básicas; e, possui relação com a autopercepção. Objetivos: Faz-se necessário analisar se há associação entre as alterações posturais e o uso em excesso do smartphone na qualidade de vida de universitários. Métodos: Para tanto, foi desenvolvido um questionário e aplicado online no qual continha escalas validadas como a escala de qualidade de vida (WHOQOL bref) e um inventário breve de dor. O questionário foi aplicado em alunos de uma universidade particular do DF entre agosto e setembro de 2022. Resultados: Foram analisados dados de universitários participantes de ambos os sexos com idade entre 18 e 30 anos que utilizam smartphones por mais de três horas por dia. Foram designadas 65 pessoas para o estudo acadêmico, porém apósserem analisados os critérios de inclusão, apenas 52 seguiram como objeto das análises. Destes, 86,54% relataram que ficar sentado por um longo período interferia na qualidade de vida, sendo que 59,62% relataram dores moderadas. Conclusão: Assim com base nos dados verificados, foi possível verificar que o uso excessivo do smartphone associado a postura inadequada interfere significativamente na qualidade de vida de seus usuários.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2171
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Damasceno Sidrone da Silva_Guilherme Pereira Araújo_parcial.pdf183.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.