Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2174
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Beserra, Aline Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T17:46:47Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T17:46:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
dc.identifier.citation | BESERRA, Aline Silva. Instrumentos e procedimentos de avaliação: importância para o processo de ensino-aprendizagem. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2174 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os estudos realizados acerca da avaliação são primordiais para o ensino-aprendizado. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo investigar a importância dos instrumentos e procedimentos de avaliação para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada nesta pesquisa bibliográfica direciona-se a uma abordagem qualitativa, as referências foram obtidas através de diversas fontes, como em revistas e livros virtuais e físicos, leis, que tratam acerca do assunto. As análises indicaram a importância de discutir as principais funções da avaliação, visto que cada uma possui suas particularidades. Vale destacar que o processo avaliativo necessita ser desenvolvido de um jeito que abrace os alunos em suas diferentes características. Além disso, evidenciou-se acerca dos instrumentos e procedimentos de avaliação e a necessidade de diversificá- los como forma de um poder complementar as informações advindas de outros. Notou-se também que instrumentos mal elaborados metodologicamente dificultam o professor a visualizar as aprendizagens dos alunos. Identificou-se ainda que o processo de ensino-aprendizagem acontece através do professor, um grande mediador para que o aluno desenvolva conhecimentos que ainda não conseguiu por conta própria. Observou-se também que o meio influencia diretamente no aprendizado e desempenho do discente. | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos e procedimentos | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Instrumentos e procedimentos de avaliação: importância para o processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aline Silva Beserra.pdf | 528.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.