Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2174
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCorrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador)-
dc.contributor.authorBeserra, Aline Silva-
dc.date.accessioned2023-01-31T17:46:47Z-
dc.date.available2023-01-31T17:46:47Z-
dc.date.issued2023-01-18-
dc.identifier.citationBESERRA, Aline Silva. Instrumentos e procedimentos de avaliação: importância para o processo de ensino-aprendizagem. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2174-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractOs estudos realizados acerca da avaliação são primordiais para o ensino-aprendizado. Dessa forma, o presente artigo tem por objetivo investigar a importância dos instrumentos e procedimentos de avaliação para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada nesta pesquisa bibliográfica direciona-se a uma abordagem qualitativa, as referências foram obtidas através de diversas fontes, como em revistas e livros virtuais e físicos, leis, que tratam acerca do assunto. As análises indicaram a importância de discutir as principais funções da avaliação, visto que cada uma possui suas particularidades. Vale destacar que o processo avaliativo necessita ser desenvolvido de um jeito que abrace os alunos em suas diferentes características. Além disso, evidenciou-se acerca dos instrumentos e procedimentos de avaliação e a necessidade de diversificá- los como forma de um poder complementar as informações advindas de outros. Notou-se também que instrumentos mal elaborados metodologicamente dificultam o professor a visualizar as aprendizagens dos alunos. Identificou-se ainda que o processo de ensino-aprendizagem acontece através do professor, um grande mediador para que o aluno desenvolva conhecimentos que ainda não conseguiu por conta própria. Observou-se também que o meio influencia diretamente no aprendizado e desempenho do discente.pt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectInstrumentos e procedimentospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleInstrumentos e procedimentos de avaliação: importância para o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline Silva Beserra.pdf528.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.