Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2176
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouto, Osmam Brás de (Orientador)-
dc.contributor.authorSaldanha, Ana Júlia Dias-
dc.date.accessioned2023-01-31T18:02:06Z-
dc.date.available2023-01-31T18:02:06Z-
dc.date.issued2023-01-18-
dc.identifier.citationSALDANHA, Ana Júlia Dias. Educação Infantil: na perspectiva da abordagem Emmi Pikler de 0 a 3 anos. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2176-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa busca compreender e descrever como ocorre o desenvolvimento dos bebês e crianças bem pequenas por meio da abordagem de Emmi Pikler durante seus 0 a 3 anos, bem como, a importância da organização dos espaços educativos, materiais que são utilizados, o brincar a partir dos princípios desta abordagem. Tem-se como objetivo analisar a abordagem Emmi Pikler e suas contribuições para a educação infantil de 0 a 3 anos. A construção metodológica desta pesquisa possui uma perspectiva qualitativa, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a temática e após a análise documental, utilizando como método para a análise obras de seus interpretes e colaboradores, os pressupostos Falk(2011), Falk (2010), Kálló; Balog (2017), Tardos(2016), Silva (2018) e Soares (2017). Constatou-se, que a abordagem Pikler enfatiza a importância do respeito profundo pelas crianças, bem como a atenção aos direitos fundamentais dos bebês e crianças bem pequenas, considerando uma educação infantil de qualidade, humanizada e dedicada ao reconhecimento da criança como indivíduo para que possa descobrir as diversas formas de se desenvolver e aprender. Considerando que suas necessidades vão além do alimento, da saúde e do brincar. Destacou-se também a importância da figura do adulto no desenvolvimento dos pequenos, que buscam nele a segurança e o respeito para construir a sua trajetória a partir de seus cuidados e acolhimento, sem esquecer do protagonismo e da autonomia da criança.pt_BR
dc.subjectEmmi Piklerpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectBrincar livrept_BR
dc.titleEducação Infantil: na perspectiva da abordagem Emmi Pikler de 0 a 3 anos.pt_BR
dc.typeMonographypt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Júlia Dias Saldanha.pdf313.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.