Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2177
Title: A atuação do pedagogo no ambiente hospitalar.
Authors: Severiano, Eusiléa Pimenta Roquete (Orientador)
Cavalcante, Ana Lúcia Lopes de Sousa
Keywords: Pedagogia hospitalar
Pedagogo
Espaço humanizado
Issue Date: 18-Jan-2023
Citation: CAVALCANTE, Ana Lúcia Lopes de Sousa. A atuação do pedagogo no ambiente hospitalar. Orientador: Eusiléa Pimenta Roquete Severiano. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A área de atuação do pedagogo não se restringe tão somente a ambientes escolares. Tal profissional pode atuar em vários locais, dentre eles o hospitalar. Crianças e adolescentes que se encontram hospitalizados, necessitam desse atendimento para darem continuidade aos seus estudos, já que estão impossibilitadas de frequentar as escolas, por terem que permanecer muito tempo hospitalizado. O objetivo geral desse trabalho foi identificar a atuação do pedagogo no ambiente hospitalar. Trata-se de uma revisão da literatura com abordagem qualitativa. Entende- se, que o pedagogo desempenha uma função de muita importância com crianças e adolescentes hospitalizados, mesmo com limitações, busca maneiras para auxiliar na aprendizagem, sendo um facilitador de conhecimentos. Esse profissional busca alternativas para transformar o ambiente e torna-lo mais acolhedor e menos desagradável, auxiliando na adaptação e fazendo com que essas crianças tenham novas perspectivas. A pedagogia hospitalar fornece assistência necessária na aprendizagem, para que crianças e adolescentes não fiquem prejudicados ao término do tratamento, também proporciona momentos que as fazem esquecer o ambiente que vivem, tornando-se acolhedor.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2177
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Lúcia Lopes de Sousa Cavalcante.pdf260.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.