Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2185
Title: A evasão escolar no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os impactos de inserção no mercado de trabalho.
Authors: Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)
Alves, Bruna Thais Dourado
Keywords: Evasão escolar
Educação de jovens e adultos;
Educação profissional e tecnológica.
Issue Date: 18-Jan-2023
Citation: ALVES, Bruna Thais Dourado. A evasão escolar no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os impactos de inserção no mercado de trabalho. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este artigo é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, e aborda a evasão escolar no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os impactos de inserção no mercado de trabalho, pois partiu-se do pressuposto que os planejamentos pedagógicos eficientes e motivadores trabalham o engajamento dos alunos e a aprendizagem significativa. Teve como objetivo conhecer as causas da evasão dos estudantes dessa modalidade e os impactos da reingressão no mercado trabalhista. Percorreu-se os seguintes objetivos específicos: Os aportes legais as instituições que ofertam a modalidade da EJA para permanência destes estudantes na Educação Básica; As propostas pedagógicas utilizadas pelos professores para engajar os estudantes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT); O planejamento pedagógico e a capacitação docente para permanência do estudante da EJA. Partiu-se da pesquisa na base de dados Google acadêmico, de artigos científicos indexados em revistas científicas. Aplicou-se os critérios de seleção do estudo, e os de exclusão foram monografias, tese, documentos em língua estrangeira, e foram selecionados 16 artigos, que foram analisados e os dados encaixados os dados em três categorias: Evasão escolar, EJA, EPT. Os resultados apontaram as causas do abandono escolar estar ligado ao trabalho, devido a vida ocupacional dos estudantes dessa modalidade, e os enfrentamentos encontrados ao retornarem ao mercado aumentam a chance de evasão. Destaca-se que o acesso à educação é garantido para todos, apesar dos desafios nesse ensino, por isso o ensino da EJA torna-se também uma forma
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2185
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Thais Dourado Alves.pdf394.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.