Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2193
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cardoso, Rennée (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Caroline Ribas | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T18:10:12Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T18:10:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-18 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Caroline Ribas. Os desafios da educação do campo. Orientador: Rennée Cardoso. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2193 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O campo é o berço de diversas famílias que nele vivem e sobrevivem trabalhando dignamente. Além do trabalho, é importante refletir sobre a educação disponibilizada a essas pessoas, uma vez que apresentam realidades e diferenças distintas da vida cotidiana da zona urbana. A educação do campo nos dias atuais enfrenta diversos desafios, entre eles, a falta de infraestrutura, a formação dos professores, a falta de material didático, salas multisseriadas e o acesso dos alunos até a escola. O objetivo geral desse trabalho foi identificar os desafios da educação do campo. Como metodologia foi adotada uma revisão de literatura com abordagem qualitativa. As escolas rurais possuem suas próprias particularidades e desafios que perpassam as políticas públicas, buscando um ensino de qualidade que valorize o camponês, sua cultura, sua ideologia e sua história de vida. Sendo assim, é necessário que as escolas considerem a bagagem que os alunos possuem para a construção de um planejamento, promovendo uma aprendizagem significativa de acordo com o contexto que o aluno está inserido. A escola rural necessita de um apoio e de políticas públicas eficientes que reconheçam as diferenças e os anseios da comunidade em que a escola está inserida, lembrando que uma escola de qualidade que é um direito de todos, independentemente da localização e comunidade. | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Escolas rurais | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.title | Os desafios da educação do campo. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Caroline Ribas Pinheiro.pdf | 193.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.