Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCardoso, Rennée (Orientador)-
dc.contributor.authorPinheiro, Caroline Ribas-
dc.date.accessioned2023-01-31T18:10:12Z-
dc.date.available2023-01-31T18:10:12Z-
dc.date.issued2023-01-18-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Caroline Ribas. Os desafios da educação do campo. Orientador: Rennée Cardoso. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2193-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO campo é o berço de diversas famílias que nele vivem e sobrevivem trabalhando dignamente. Além do trabalho, é importante refletir sobre a educação disponibilizada a essas pessoas, uma vez que apresentam realidades e diferenças distintas da vida cotidiana da zona urbana. A educação do campo nos dias atuais enfrenta diversos desafios, entre eles, a falta de infraestrutura, a formação dos professores, a falta de material didático, salas multisseriadas e o acesso dos alunos até a escola. O objetivo geral desse trabalho foi identificar os desafios da educação do campo. Como metodologia foi adotada uma revisão de literatura com abordagem qualitativa. As escolas rurais possuem suas próprias particularidades e desafios que perpassam as políticas públicas, buscando um ensino de qualidade que valorize o camponês, sua cultura, sua ideologia e sua história de vida. Sendo assim, é necessário que as escolas considerem a bagagem que os alunos possuem para a construção de um planejamento, promovendo uma aprendizagem significativa de acordo com o contexto que o aluno está inserido. A escola rural necessita de um apoio e de políticas públicas eficientes que reconheçam as diferenças e os anseios da comunidade em que a escola está inserida, lembrando que uma escola de qualidade que é um direito de todos, independentemente da localização e comunidade.pt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.titleOs desafios da educação do campo.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caroline Ribas Pinheiro.pdf193.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.