Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2196
Title: A importância das brincadeiras para o processo de desenvolvimento da criança na educação infantil.
Authors: Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador)
Oliveira, Celita Antunes de
Keywords: Brincadeiras
Educação infantil
Desenvolvimento
Issue Date: 18-Jan-2023
Citation: OLIVEIRA, Celita Antunes de. A importância das brincadeiras para o processo de desenvolvimento da criança na educação infantil. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Na infância pode-se observar o quanto as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento da criança. deste modo, o lúdico é um recurso que deve ser estimulado na Educação Infantil e o pedagogo precisa reconhecer a importância da utilização dessas atividades, que tanto contribuem para o desenvolvimento integral da criança. Este trabalho de abordagem qualitativa e cunho bibliográfico, objetivou investigar as contribuições das brincadeiras para o processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil. As análises apresentaram que a criança depois de um longo percurso teve seus valores reconhecidos e direitos conquistados, dentre eles o de “brincar”. Identificou-se ainda que a criança passa por diversas fases de desenvolvimento, e para cada fase as brincadeiras devem ser planejadas, conforme as experiências e interesses da mesma. Os educadores devem priorizar o lúdico no contexto educacional infantil, pois, crianças necessitam de uma mediação responsável e qualificada que possibilite um desenvolvimento significativo. Através dos momentos lúdicos que se tem a oportunidade de interagir, explorar, assimilar, refletir, ser autônomos e construir conhecimentos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2196
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Celita Antunes de Oliveira.pdf290.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.