Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/220
Title: Manifestações bucais da Anemia falciforme e suas implicações no atendimento odontológico.
Authors: Ferreira, Renan Bezerra (Orientador)
Leopoldo, Caroline Fontenele
Keywords: Anemia falciforme
Patologia
Manifestações bucais
Issue Date: 11-Oct-2019
Citation: LEOPOLDO, Caroline Fontenele. Manifestações bucais da Anemia falciforme e suas implicações no atendimento odontológico. Orientador: Renan Bezerra Ferreira. 2019. 7f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A anemia falciforme é uma doença crônica, genético-hereditária, causada por uma mutação na molécula da hemoglobina, que resulta em uma hemácia que, em algumas condições, tem seu formato alterado para a forma de “foice”. Os portadores da patologia apresentam períodos de colapsos agudos que ocorrem por obstrução de pequenos vasos sanguíneos, é a enfermidade monogênica mais comum no Brasil, sendo uma afecção sistêmica que potencialmente pode afetar vários órgãos e sistemas, o que impede também a circulação da localidade alterando a cavidade oral. Este trabalho tem como principal objetivo mostrar a importância que o cirurgião-dentista exerce na conservação da saúde da cavidade oral dos pacientes comprometidos pela patologia, por meio da prática e do incentivo de procedimentos preventivos, para um diagnóstico assertivo e prematuro e afim de interferências curativas fiquem menos frequentes. O profissional de saúde deve está capacitado conduzir um tratamento particular a cada paciente falcêmico, evitando assim uma série de complicações orais em consequência do desconhecimento dessa patologia.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/220
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caroline_Leopoldo_0002421.pdf541.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.