Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2202
Title: Em tempos de pandemia: a importância da afetividade para o processo de ensino-aprendizagem na pré-escola.
Authors: Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador)
Pinheiro, Fernanda Reis
Keywords: Afetividade
Educação infantil
Relação professor e aluno
Issue Date: 19-Jan-2023
Citation: PINHEIRO, Fernanda Reis. Em tempos de pandemia: a importância da afetividade para o processo de ensino-aprendizagem na pré-escola. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A Pré-escola faz parte da Educação Infantil, sendo ela a primeira etapa da Educação Básica, direcionada ao atendimento de crianças de até cinco anos de idade. As instituições escolares que recebem estas crianças assumem um papel fundamental para o desenvolvimento e a formação social, pois através das novas interações sociais que ocorrem fora do ambiente familiar as crianças criam novos vínculos afetivos. Quando a criança entra na pré-escola inicia- se o vínculo com o professor sendo essencial para o processo de ensino aprendizagem. Diante disto, vale ressaltar sobre esse processo em tempos pandêmicos, no qual a Educação Infantil sofreu algumas mudanças principalmente na pré-escola. Neste contexto, a referida pesquisa teve por objetivo analisar a importância da afetividade para o processo de ensino-aprendizagem na pré-escola em tempos de pandemia. A metodologia utilizada para realização desta análise foi a pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, quando investigou-se cuidadosamente as literaturas publicadas relacionadas ao tema. As análises destas produções indicaram que a pré- escola foi marcada por grandes mudanças no decorrer do tempo na Educação Infantil, e atualmente seu atendimento é de caráter educacional, sendo de grande importância para as crianças e o seu desenvolvimento integral que é assegurado por lei. Além disso a afetividade nesta etapa educacional é extremamente importante, pois através dela que as crianças criam novas interações sociais, com professores e colegas que possibilitam com que haja um ensino- aprendizagem efetivo através das trocas de interações que ocorrem em todo âmbito escolar. Identificou-se ainda que a pandemia trouxe consequências para a vida das crianças e mudanças em suas rotinas. Devido ao isolamento social houve uma ruptura nas interações sociais com colegas, professores, passando assim a estarem mais tempo com seus familiares em casa, estando fora do ambiente educacional físico, que contribui para que houvesse uma redução no relacionamento afetivo, acarretando o surgimento de doenças psicossomáticas ocasionadas pelo o tempo excessivo de exposição ao uso da internet. Dessa forma ao se analisar a afetividade no processo de ensino aprendizagem na pré-escola em tempos pandêmicos, é notório que a afetividade é essencial para que haja aproximação entre os professores e os alunos, com isso é benéfica para que se construa em conjunto um ensino aprendizagem eficaz. mesmo na pandemia, que foi um período que as crianças pré-escolares sentiram muito essa mudança devido ao isolamento social, no qual os professores tiveram que criar novos meios para que se mantivesse essa relação afetiva. O surgimento do Ensino Remoto mesmo não sendo tão eficiente para essa etapa escolar foi uma forma encontrada para não perder o vínculo criado, ficando evidente que as crianças precisam de contato humano, se relacionar entre si e com outras pessoas além do ciclo familiar para que possam ter o seu desenvolvimento integral.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2202
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Reis Pinheiro.pdf608.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.