Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2203
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)-
dc.contributor.authorSilva, Francymara Oliveira da-
dc.date.accessioned2023-01-31T18:31:11Z-
dc.date.available2023-01-31T18:31:11Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.citationSILVA, Francymara Oliveira da. A importância da participação da família na vida escolar da criança para desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2203-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo pretende discutir a importância da participação da família na vida escolar da criança para o desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil, partindo do pressuposto que o envolvimento da família no processo educacional é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem infantil, base para outras aprendizagens, como da vida familiar e social. O objetivo geral foi discorrer sobre a importância da participação da família na vida escolar da criança para desenvolvimento da aprendizagem na Educação Infantil, para alcança-lo, percorreu-se os seguintes objetivos específicos: o papel da família na escola; as contribuições da parceria família- escola; as intervenções pedagógicas que desenvolvem a parceria família-escola. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada a partir das seguintes bases de dados como o Google Acadêmico, Scielo, e sites oficiais da legislação brasileira. Aplicou-se os critérios de exclusão, de livros não acadêmicos, blogs, jornais, monografias, sites de entrevistas, e de inclusão, foram artigos científicos indexados na internet, e documentos oficiais da educação. Foram incluídos 13 artigos publicados em Anais de Revistas Cientificas com ISSN, e após a leitura dos títulos e resumos, foram analisados, encaixados três categorias relativas aos objetivos específicos. Os resultados apontaram que a educação da criança é principalmente de responsabilidade da família, e a escola é complementar nesse processo de educação, e que apesar de cada criança ser diferente em seu desenvolvimento, é necessário que ocorra acolhimento por parte da escola, assim como de sua família para envolvimento e participação das ações para consolidação de melhor desenvolvimento.pt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA importância da participação da família na vida escolar da criança para desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francymara Oliveira da Silva.pdf226.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.