Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2207
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)-
dc.contributor.authorAssis, Geiziane Silva de-
dc.date.accessioned2023-01-31T18:34:38Z-
dc.date.available2023-01-31T18:34:38Z-
dc.date.issued2023-01-19-
dc.identifier.citationASSIS, Geiziane Silva de. Dificuldade de aprendizagem na alfabetização: possibilidades de superação por meio de práticas pedagógicas, atuação familiar e rede de apoio. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2207-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discorre sobre a dificuldade de aprendizagem na alfabetização: possibilidades de superação por meio de práticas pedagógicas, atuação familiar e rede de apoio, pois muitos estudantes saem da escola sem as aprendizagens necessárias. Parte-se do pressuposto que as práticas pedagógicas podem superar tais dificuldades, e o objetivo geral deste estudo foi,conhecer as contribuições das práticas pedagógicas, atuação familiar e rede de apoio para superação das dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e para ser alcançado, percorreu-se os seguintes objetivos específicos: discorrer sobre as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização; conhecer os recursos metodológicos que auxiliam o pedagogo frente a estas dificuldades; e por último, conhecer as ações pedagógicas que, em parceria com a família e rede de apoio podem auxiliar na superação das dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada a partir das seguintes bases de dados: Google Acadêmico e biblioteca integrada do Uniceplac. Aplicou-se os critérios de seleção do estudo, os de exclusão foram sites não oficiais, blogs, monografias, e de inclusão, foram artigos científicos publicados em anais, jornal e revistas, e após a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 17 artigos e duas obras literárias que foram analisados, encaixados em três categorias: possíveis causas das dificuldades de aprendizagem na alfabetização, recursos metodológicos do pedagogo frente às dificuldades de aprendizagem e ações pedagógicas em parceria com a rede de apoio. Os resultados apontaram que as práticas inovadoras favorecem a superação das dificuldades de aprendizagem, cujas abordagens reconhecem as especificidades das crianças, bem como se articulam com as ações terapêuticas da rede de apoio e da família, quando são necessárias.pt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleDificuldade de aprendizagem na alfabetização: possibilidades de superação por meio de práticas pedagógicas, atuação familiar e rede de apoio.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geiziane Silva de Assis.pdf217.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.