Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2238
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Dalmo Rodrigues da (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Costa, Maria do Carmo Cavalcanti | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T19:06:56Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T19:06:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Maria do Carmo Cavalcanti. As contribuições da afetividade no processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Dalmo Rodrigues da Silva. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2238 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como propósito apresentar uma reflexão acerca do processo de transição vivenciado pelas crianças da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental, onde os impactos ocasionados podem ser minimizados por ações afetivas, pois é necessário buscar um equilíbrio entre as mudanças existentes para tornar o ambiente escolar acolhedor. Desta forma, objetiva-se conhecer as contribuições e a relevância da afetividade no processo de transição da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada por publicações em revistas, acervos de bibliotecas online e documentos oficiais. Os resultados apontaram que a afetividade associada a prática pedagógica contribuem para o desenvolvimento cognitivo do educando, auxiliando na superação dos obstáculos encontrados na vida escolar, além de ser considerada pelos documentos normativos educacionais de grande relevância para o processo de aprendizagem. Destaca-se a importância do papel do docente como mediador nesse processo de passagem para poder oportunizar através da afetividade o reconhecimento do seu educando como um agente ativo na construção do seu conhecimento. | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Transição | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | As contribuições da afetividade no processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Maria do Carmo Cavalcanti Costa.pdf | 220.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.