Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2253
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Corrêa, Maria Theresa de Oliveira (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Bomtempo, Mayara Vieira da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T17:40:00Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T17:40:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-20 | - |
dc.identifier.citation | BOMTEMPO, Mayara Vieira da Silva. O brincar na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. Orientador: Maria Theresa de Oliveira Corrêa. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2253 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições da prática do brincar para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. A metodologia utilizada para a realização desta investigação foi a pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica, analisando-se cuidadosamente a literatura publicada a respeito do tema, bem como a legislação atual que orienta a Educação Infantil. As análises dessas produções indicaram que o brincar auxilia o processo de desenvolvimento em cada fase da vida da criança, a criança desenvolve suas habilidades cognitivas, motoras e sensoriais através das interações e brincadeiras. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças até cinco anos de idade, garantindo o direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Nessa etapa ocorre o desenvolvimento da autonomia, da identidade e da interação com outras pessoas.O ato de brincar é uma forma de comunicação por meio da qual a criança se desenvolve integralmente, tanto no aspecto social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Nos jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança desenvolve sua autonomia, desempenha e define regras, trazendo grandes contribuições para o seu desenvolvimento. | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento integral | pt_BR |
dc.title | O brincar na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mayara Vieira da Silva Bomtempo.pdf | 357.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.