Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2255
Title: Homeschooling: o ensino domiciliar para crianças no Brasil.
Authors: Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)
Fontenele, Paula Eduarda
Keywords: Criança
Educação
Ensino domiciliar
Issue Date: 20-Jan-2023
Citation: FONTENELE, Paula Eduarda. Homeschooling: o ensino domiciliar para crianças no Brasil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O homeschooling é uma modalidade de ensino na qual a criança, ou o jovem, é educado em casa, na maioria das vezes pelos próprios pais ou por professores que vão até o domicílio. Esse tipo de educação, que já é aceito em muitos países estrangeiros, acontece principalmente nos anos iniciais da criança, devido ao fato dos pais acreditarem poder proporcionar um melhor ensino aos seus filhos em relação às falhas que acontecem dentro das instituições escolares. O presente estudo objetivou apresentar a modalidade homeschooling de ensino domiciliar para crianças no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura e para as buscas foram utilizados os descritores: criança; educação; ensino domiciliar; homeschooling, nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google acadêmico, revistas especializadas e algumas legislações ligadas ao tema. Mesmo com a falta de uma legislação propriamente regulamentada, o homeschooling está presente na vida de 35 mil famílias brasileiras, sendo que em qualquer país onde a educação domiciliar é aceita, o número de alunos educados fora das escolas não chega sequer a 3% de toda a população estudantil. O homeschooling permite uma educação personalizada, em que os pais podem trabalhar com maior atenção as necessidades reais das crianças, contudo as famílias devem ter tempo, disposição e qualificação para efetuá-lo, o que não é a realidade de milhões de pais que deixam seus filhos nas escolas justamente por trabalharem o dia todo, fato este que implica para a adoção desse modelo de ensino.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2255
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula Eduarda Fontenele_parcial.pdf99.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.