Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2260
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Santos, Sabrina Brito dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T17:47:55Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T17:47:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Sabrina Brito dos. Plano Educacional Individualizado (PEI) no processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2260 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo trata do Plano Educacional Individualizado (PEI) no processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo, ou seja, aborda a inclusão, e revela a necessidade desse recurso pedagógico que reúne informações importantes do estudante. Neste sentido, o PEI é uma alternativa para planejamento e registro. O objetivo foi conhecer como o PEI auxilia no processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo, e para ser alcançado percorreu-se os seguintes objetivos específicos: descrever as práticas pedagógicas; conhecer os processos de capacitação docente para elaboração do PEI; e compreender a aplicabilidade e importância do PEI para a inclusão. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada a partir das seguintes bases de dados como Scielo e Google Acadêmico, compreendidos no período de 2017 a 2022, além de livros acadêmicos, e legislação. Aplicou-se os critérios de inclusão os quais foram 8 artigos publicados em revistas acadêmicas com ISSN, que foram analisados e encaixados em três categorias: Práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo no ensino regular, Processos de capacitação docente para a elaboração do PEI e A aplicabilidade e importância do PEI para a inclusão de alunos com autismo. Os resultados apontaram que o PEI tem sido um recurso significativo para promoção de um ensino de qualidade que atende à adequação das metodologias e às necessidades de aprendizagem do estudante, entretanto seu uso e implementação requer capacitação dos profissionais da educação para executar um trabalho colaborativo em um ambiente inclusivo e positivo para o aluno. | pt_BR |
dc.subject | Plano educacional individualizado | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | Plano Educacional Individualizado (PEI) no processo de ensino e aprendizagem de alunos com autismo. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sabrina Brito dos Santos.pdf | 205.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.