Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2268
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Sousa, Thais Raquel Meneses de | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T17:55:51Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T17:55:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-20 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Thais Raquel Meneses de. Intervenções pedagógicas no processo de transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2268 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, sobre as intervenções pedagógicas no processo de transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, pois partiu-se do pressuposto que para uma transição escolar se torne saudável é preciso atenção e cuidado por parte da escola e da família. O objetivo foi conhecer as intervenções pedagógicas no processo de transição da criança nesta etapa, pois há necessidades infantis precisam ser reconhecidas. Percorreu-se os seguintes objetivos específicos: descrever como ocorre a transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, listar as características de cada segmento, as mudanças e dificuldades de adaptação da criança e discorrer sobre o papel da escola e da família no processo de transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. As bases de dados utilizadas foram Google Acadêmico para seleção de 9 artigos científicos de revistas científicas indexadas na internet, posteriores a publicação de 2016, e de língua portuguesa, que foram analisados e os dados encaixados em três categorias: planejamento; características de cada segmento, mudanças e dificuldades de adaptação da criança; e o papel da escola e da família no processo de transição escolar da criança. Os resultados apontaram, que uma boa adaptação no processo de transição, é necessário ,além de um bom planejamento da escola, a parceria da família nas ações. | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Transição escolar | pt_BR |
dc.title | Intervenções pedagógicas no processo de transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thais Raquel Meneses de Sousa.pdf | 174.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.