Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2268
Título: Intervenções pedagógicas no processo de transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental.
Autor(es): Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)
Sousa, Thais Raquel Meneses de
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino fundamental
Transição escolar
Data do documento: 20-Jan-2023
Citação: SOUSA, Thais Raquel Meneses de. Intervenções pedagógicas no processo de transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: Este artigo é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, sobre as intervenções pedagógicas no processo de transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, pois partiu-se do pressuposto que para uma transição escolar se torne saudável é preciso atenção e cuidado por parte da escola e da família. O objetivo foi conhecer as intervenções pedagógicas no processo de transição da criança nesta etapa, pois há necessidades infantis precisam ser reconhecidas. Percorreu-se os seguintes objetivos específicos: descrever como ocorre a transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, listar as características de cada segmento, as mudanças e dificuldades de adaptação da criança e discorrer sobre o papel da escola e da família no processo de transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. As bases de dados utilizadas foram Google Acadêmico para seleção de 9 artigos científicos de revistas científicas indexadas na internet, posteriores a publicação de 2016, e de língua portuguesa, que foram analisados e os dados encaixados em três categorias: planejamento; características de cada segmento, mudanças e dificuldades de adaptação da criança; e o papel da escola e da família no processo de transição escolar da criança. Os resultados apontaram, que uma boa adaptação no processo de transição, é necessário ,além de um bom planejamento da escola, a parceria da família nas ações.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2268
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thais Raquel Meneses de Sousa.pdf174.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.