Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2268
Título: | Intervenções pedagógicas no processo de transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental. |
Autor(es): | Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador) Sousa, Thais Raquel Meneses de |
Palavras-chave: | Educação infantil Ensino fundamental Transição escolar |
Data do documento: | 20-Jan-2023 |
Citação: | SOUSA, Thais Raquel Meneses de. Intervenções pedagógicas no processo de transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
Resumo: | Este artigo é uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa, sobre as intervenções pedagógicas no processo de transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, pois partiu-se do pressuposto que para uma transição escolar se torne saudável é preciso atenção e cuidado por parte da escola e da família. O objetivo foi conhecer as intervenções pedagógicas no processo de transição da criança nesta etapa, pois há necessidades infantis precisam ser reconhecidas. Percorreu-se os seguintes objetivos específicos: descrever como ocorre a transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, listar as características de cada segmento, as mudanças e dificuldades de adaptação da criança e discorrer sobre o papel da escola e da família no processo de transição da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. As bases de dados utilizadas foram Google Acadêmico para seleção de 9 artigos científicos de revistas científicas indexadas na internet, posteriores a publicação de 2016, e de língua portuguesa, que foram analisados e os dados encaixados em três categorias: planejamento; características de cada segmento, mudanças e dificuldades de adaptação da criança; e o papel da escola e da família no processo de transição escolar da criança. Os resultados apontaram, que uma boa adaptação no processo de transição, é necessário ,além de um bom planejamento da escola, a parceria da família nas ações. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2268 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thais Raquel Meneses de Sousa.pdf | 174.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.