Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2299
Title: Retrofit, sustentabilidade e cultura: Reforma do espaço cultural Ria.
Authors: Navarro, Luciana Jobim (Orientador)
Santiago, Camila Fernanda Marques
Keywords: Retrofit
Sustentabilidade
Técnicas
Issue Date: 2-Mar-2023
Citation: SANTIAGO, Camila Fernanda Marques. Retrofit, sustentabilidade e cultura: Reforma do espaço cultural Ria. Orientador: Luciana Jobim Navarro. 2022. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este presente trabalho consiste em realizar uma proposta de retrofit com técnicas sustentáveis e mostrar que pode ser uma solução viável para auxiliar na redução da degradação ambiental causada pelo ramo da construção civil que é responsável por pelo menos 30% das emissões de CO2 do planeta e por ser uma das indústrias que mais utilizam de recursos naturais. O trabalho tem como objetivo mostrar soluções que possibilitam essa mudança de cenário, pois o retrofit pode auxiliar na diminuição da área construída das cidades, utiliza de menos recursos naturais, uma vez que um dos princípios do retrofit é reaproveitar o máximo da estrutura existente. Para o projeto será utilizado um edifício que se encontra em estado de degradação avançado que possui quase 5 décadas de existência, que está com sua estrutura comprometida e necessita de uma revitalização completa. Para isso serão implementadas técnicas e materiais tradicionais de construções vernaculares, bastante comuns na chamada Bioconstrução, materiais reciclados, como pneus, aço reciclado, e etc. além da implementação da arquitetura bioclimática para melhorar o conforto térmico interno da edificação.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Gama-DF, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2299
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camila Fernanda Marques Santiago.pdf12.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.