Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/234
Title: A prevalência de acidentes com material perfurocortante na clínica.
Other Titles: A prevalence of accidents with perfurocoring material in the clinic.
Authors: Ribeiro, Giovanni Monteiro (Orientador)
Oliveira, Henrick Rabelo de
Keywords: Biossegurança
Acidente - material perfurocortante
Acidente - clínica odontológica
Issue Date: 1-Oct-2019
Citation: OLIVEIRA, Henrick Rabelo. A prevalência de acidentes com material perfurocortante na clínica. Orientador: Henrick Rabelo de Oliveira. 2019. 7f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O estabelecimento das normas de biossegurança são primordiais em cursos de nível superior da área da saúde, com intuito de instruir os alunos a seguir as normas tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional, que dispõe a todo momento de contato direto com fluidos da cavidade oral, sangue e outras secreções proveniente de pacientes. Objetivo: O objetivo deste estudo é identificar a prevalência de acidentes com material perfurocortante em âmbito acadêmico e profissional. Resultados: Foram entrevistados 44 alunos e 17 deles sofreram acidente, o momento exato do acidente não foi especificado pelos participantes mas 98% dos estudantes relataram desinfetar e esterilizar adequadamente o que implica em uma possibilidade reduzida de infecção cruzada. Conclusão: O conhecimento dos acadêmicos de odontologia em relação aos protocolos de atendimento pós-acidente é de baixo a médio, pois muitos relatam que não conhecem o protocolo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/234
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Henrick_Oliveira_0002660.pdf420.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.