Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/235
Title: Fibroma de Células Gigantes: considerações e apresentação de um caso clínico.
Authors: Carvalho, Claudia Cristiane Baiseredo de (Orientador)
Alves, Jenifer Adrieli Mendonça Piacentini
Keywords: Fibroma
Hiperplasia - fibrosa oral
Mucosa oral
Issue Date: 1-Oct-2019
Citation: ALVES, Jenifer Adrieli Mendonça Piacentini. Fibroma de Células Gigantes: considerações e apresentação de um caso clínico. Orientador: Cláudia Cristiane Baiseredo Carvalho. 2019. 9f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O fibroma de células gigantes (FCG) é uma lesão fibrosa de mucosa incomum, com características únicas que a separam de outras hiperplasias fibrosas orais. Primeiramente relatado por Weathers e Callihan em 1974, o FCG é encontrado predominantemente em caucasianos nas primeiras três décadas de vida, com ligeira predileção feminina. A etiologia dessa afecção permanece desconhecida e não parece estar associada à irritação crônica, como no fibroma. Ela se manifesta tipicamente como uma massa séssil ou pedunculada assintomática que é comumente confundida com outros crescimentos, como pólipo fibroepitelial, granuloma piogênico, fibroma de irritação, fibroma traumático, hiperplasia fibrosa focal e nódulo fibroso. O diagnóstico é realizado a partir da análise epidemiológica somado ao exame histopatológico, que faz a confirmação da hipótese. Diante disso, relata-se um caso de FCG em uma mulher de 48 anos, proveniente da Clínica Integrada da Uniceplac, com diagnóstico histopatológico confirmado, com o objetivo de comparar os achados da paciente com casos semelhantes descritos na literatura, de forma a elucidar os mecanismos etiológicos, juntamente com sua histogênese, proposta de tratamento e prognóstico pós-intervenção.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/235
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jenifer_Alves_0002712.pdf381.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.