Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/236
Title: Dentes supranumerários: do embrião à oclusão.
Other Titles: Supranumerary teeth: from embryo to occlusion.
Authors: Ferreira, Renan Bezerra (Orientador)
Silva, Hanna Patrícia Ganim Pereira da (Coorientador)
Silva, Mariledna Vidal
Keywords: Odontologia - embriologia
Odontologia - anomalias
Radiografia dentária
Anormalidade - boca
Issue Date: 1-Nov-2019
Citation: SILVA, Mariledna Vidal. Dentes supranumerários: do embrião à oclusão. Orientador: Mariledna Vidal Silva. 2019. 5f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Os dentes supranumerários são dentes em excesso na arcada dentária, considerados anomalias diante dos dentes normais. Ocorrem com maior freqüência em dentes permanentes, com maior incidência na maxila e em pessoas do sexo masculino, podendo ocorrer também em dentes decíduos. É de suma importância o diagnóstico precoce por meio de exame clínico, tendo como exames complementares as radiografias panorâmicas, periapicais e oclusais. Seu aparecimento pode causar problemas na irrupção dos dentes permanentes, com envolvimento estético e funcional. O cirurgião dentista necessita de conhecimento prévio para o diagnóstico correto e tratamento apropriado no tempo oportuno. Uma das opções de tratamento pode ser a remoção do elemento dentário, para evitar complicações decorrentes desse elemento excedente e um possível acompanhamento ortodôntico para alinhamento dos dentes adjacentes. O objetivo do presente trabalho é estimular a atenção dos cirurgiões dentistas para uma conduta correta e evitar possíveis complicações e alterações oclusais.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/236
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariledna_Silva_0005384.pdf150.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.