Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2369
Title: Repercussões eletrocardiográficas relacionadas ao uso de antidepressivos: ênfase no prolongamento do intervalo QT.
Authors: Blackman, Antoinette Oliveira (Orientador)
Jreige, Poliana de Faria Miziara
Keywords: Depressão
Antidepressivo
Arritmia
Issue Date: 17-Feb-2023
Citation: JREIGE, Poliana de Faria Miziara. Repercussões eletrocardiográficas relacionadas ao uso de antidepressivos: ênfase no prolongamento do intervalo QT. Orientador: Antoinette Oliveira Blackman. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Este estudo visa abordar a repercussão cardiovascular associada ao uso de antidepressivos, a prevalência desse efeito e o seu impacto na vida dos pacientes, além de avaliar os mecanismos de ação dos medicamentos antidepressivos e sua fisiopatologia, focando na interpretação dos efeitos adversos do uso de antidepressivos no eletrocardiograma, com ênfase no intervalo QT. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura através da análise de artigos científicos sobre o tema, utilizando para tal fim as bases de dados: BIREME, LILACS, PubMED/MEDLINE e SciELO com os seguintes descritores: “Depressão”; “Antidepressivo”; “Arritmia”. O tratamento farmacológico da depressão, como os antidepressivos tricíclicos e os Inibidores Seletivos de Receptação de Serotonina podem causar alargamento do intervalo QT. Dentre os Inibidores Seletivos de Receptação de Serotonina o que mais causa alargamento do intervalo de QT é o citalopram. Entretanto, há possibilidade de receitar drogas mais seguras, como a paroxetina, sertralina e bupropiona. Os antidepressivos tricíclicos no geral apresentam maior associação com arritmias, a amitriptilina tendo maior predominância neste grupo. Dessa forma, é importante o acompanhamento e a supervisão médica na identificação das repercussões cardiovasculares.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2369
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Poliana de Faria Miziara Jreige_parcial.pdf145.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.