Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2399
Title: Abordagem cirúrgica da fratura de colo de fêmur: uma revisão de literatura.
Authors: Costa, Paulo Emídio Torres Ferreira (Orientador)
Silveira Filho, Edi Ney da
Keywords: Fraturas do fêmur
Colo do fêmur
Fraturas do colo femoral
Issue Date: 15-Feb-2023
Citation: SILVEIRA FILHO, Edi Ney da. Abordagem cirúrgica da fratura de colo de fêmur: uma revisão de literatura. Orientador: Paulo Emídio Torres Ferreira Costa. 2022. 9f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: As fraturas de quadril apresentam alta morbidade e mortalidade estando entre as lesões mais comuns. As fraturas do colo do fêmur são um tipo específico de fratura intracapsular do quadril. A sua incidência é menor em pacientes jovens, estando a lesão associada a trauma de alta energia. É mais comum na população geriátrica, principalmente após queda da própria altura. A classificação de uma fratura é a base para a escolha do tratamento, sendo a classificação de Garden a mais utilizada. O tratamento de escolha para a maioria das fraturas de colo de fêmur é a cirurgia. O procedimento cirúrgico a ser realizado depende da população de pacientes, da gravidade e da localização da fratura. A presente revisão de literatura objetiva contribuir com a compressão da abordagem cirúrgica da fratura no colo do fêmur, diante da urgente necessidade de colaborar com o bem-estar e a saúde dos pacientes. Para obter as informações, utilizou-se as seguintes bases de dados: Pubmed/MEDLINE, SciELO e Scholar Google. Em jovens, a abordagem é através de fixação interna com redução aberta. Em idosos com fraturas deslocadas a conduta depende do nível de atividade basal e da idade do paciente e nas fraturas não deslocadas geralmente é realizada a osteossíntese.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2399
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edi Ney da Silveira Filho_parcial.pdf144.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.