Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2402
Title: Lesões medulares em pacientes com espondilite anquilosante: uma análise crítica acerca dos tratamentos.
Authors: Barbosa, Marcello Oliveira (Orientador)
Silva, Gabriel José Rocha e
Keywords: Espondilite anquilosante
Traumas medulares
Fraturas da coluna vertebral
Issue Date: 15-Feb-2023
Citation: SILVA, Gabriel José Rocha e. Lesões medulares em pacientes com espondilite anquilosante: uma análise crítica acerca dos tratamentos. Orientador: Marcello Oliveira Barbosa. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença reumatológica que em seus casos mais graves gera a junção das vértebras e com isso uma maior chance de fratura e lesão medular. Atualmente, em muitos casos, seu diagnóstico é feito tardiamente o que piora ainda mais sua condição e seu tratamento. Desta forma, o presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema: tratamento da espondilite anquilosante em pacientes com lesões medulares. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa na base de dados PubMed utilizando os descritores associados “Ankylosing Spondylitis” e “Spinal Cord Injury” e “Treatment”. O intervalo de tempo selecionado foi de uma década (2012 a 2022). Utilizando tais parâmetros, um total de 29 artigos foram encontrados, e dentre esses, cinco foram selecionados por apresentarem mais relevância ao tema. Dos principais resultados, pode-se observar uma preferência na escolha pelo processo cirúrgico para tratamento de lesões medulares associadas com espondilite anquilosante, visto que, após cirurgia, observou-se na maior parte dos pacientes melhora no quadro clínico da EA, assim como melhora no déficit neurológico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2402
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel José Rocha e Silva_parcial.pdf121.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.