Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/241
Title: Autismo: uma abordagem comportamental.
Other Titles: Autism: a behavioral approach.
Authors: Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador)
Ferreira, Renan Bezerra (Coorientador)
Gomes, Karolayne Alves Sanches
Keywords: Espectro autista - transtorno
assistência odontológica - infantil
Pediatria odontológica
Comportamento infantil - transtorno
Issue Date: 1-Nov-2019
Citation: GOMES, Karolayne Alves Sanches. Autismo: uma abordagem comportamental. Orientador: Letícia Diniz Santos Vieira. 2019. 7f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio complexo do desenvolvimento neurológico, caracterizado por alterações no comportamento, que são identificados no início da infância. A genética e os fatores ambientais desempenham um papel importante nas causas do transtorno. O quanto antes for identificado os sinais e sintomas melhor o prognóstico e desenvolvimento da criança. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura baseada em evidências relacionadas à abordagem comportamental do paciente na clínica odontológica, características gerais, patologias e hábitos orais comuns. Conclui-se que é fundamental que o cirurgião dentista e toda a equipe compreendam sobre as técnicas de controle comportamental que em destaque são a técnica falar-mostrar-fazer, pedagogia visual, controle de voz, técnicas de distração e reforço positivo. Além disso, a todo o momento devem permanecer informados sobre as complicações gerais e orais que afetam a saúde das crianças autistas.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/241
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karolayne_Gomes_0002492.pdf281.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.