Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2437
Title: Câncer de testículo: diagnóstico e tratamento.
Authors: Almeida, José Carlos de (Orientador)
Silveira, Guilherme Vilar
Barros, Renan Dias
Keywords: Neoplasias testiculares
Diagnóstico
Tratamento
Issue Date: 24-Feb-2023
Citation: SILVEIRA, Guilherme Vilar; BARROS, Renan Dias. Câncer de testículo: diagnóstico e tratamento. Orientador: José Carlos de Almeida. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Introdução: Fatores de risco como etnia branca e espanhola associado a sinais e sintomas como tumoração em região escrotal, criptorquidia e histórico familiar de câncer de testículo são grandes indicadores para o paciente realizar seguimento com um médico especialista. Metodologia: Foi executada uma revisão da literatura no PubMed/MEDLINE e SciELO com os descritores “Testicular cancer AND diagnosis AND Therapeutics AND Adult”. Além disso, foram utilizados os filtros de busca: artigos de revisão, últimos cinco anos, e idiomas inglês, português e espanhol. Após filtrar os trabalhos desejados, foram acrescentados três materiais extras de valor para o estudo. A seleção dos materiais foi finalizada em 25/05/2022. Apresentação e análise dos dados: Após o diagnóstico precoce com identificação histológica e realização da orquiectomia, a sobrevida nos próximos cinco anos (97%) indica um ótimo prognóstico. No entanto, o diagnóstico tardio confere um tratamento mais agressivo com dissecção de linfonodos retroperitoneais, radioterapia e quimioterapia a depender do estadiamento histopatológico e identificação de focos metastáticos. Considerações finais: O seguimento com médico especialista associado a métodos diagnósticos que norteiam terapêuticas baseadas em guidelines e consensos internacionais são o cerne para abordar o câncer de testículo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2437
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Guilherme Vilar Silveira_Renan Dias Barros_parcial.pdf142.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.