Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/244
Title: Atendimento e manejo odontológico em crianças portadoras de Síndrome de Down.
Other Titles: Dental care and management in children with down syndrome.
Authors: Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador)
Ferreira, Renan Bezerra (Coorientador)
Guimarães, Letícia Mara
Keywords: Síndrome de Down
Odontologia - atendimento precoce
Assistência odontológica - portador de deficiência
Issue Date: 1-Nov-2019
Citation: GUIMARÃES, Letícia Mara. Atendimento e manejo odontológico em crianças portadoras de Síndrome de Down. Orientador: Letícia Diniz Santos Vieira. 2019. 7f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Síndrome de Down (SD) é o distúrbio cromossômico mais comum que causa problemas mentais, uma trissomia do cromossomos 21, resultando vários fatores nessa criança, esse distúrbio foi descrito por John Langdon Down que nomeou de mongolismo, podendo ser diagnosticado durante a gestação, os SD tem como características gerais de: faces achatadas, posição mongoloide das fendas palpebrais, epicanto, nariz em sela pequeno, deformidades das orelhas, branquicefalia, região occipital achatadas, pescoço curto e achatado, baixa estatura, mãos e pés pequenos e largos, e são relatadas alterações no sistema endócrino-metabólico, envolvendo as glândulas tireóide e pituitária e no sistema hematológico e gastrointestinal, além de defeitos cardíacos, e de características bucais tem: mordida aberta anterior devido á pseudomacroglossia e hipotonia lingual, causando deslocamento dos dentes e mandíbula, respiração bucal; palato ogival; tonsilas e adenoide hipertrofiadas. Esse trabalho teve como objetivo revisar a literatura sobre o SD, ressaltando a relevância do atendimento preventivo precocemente pra qualidade de vida dessa criança, interação e o manejo adequado. Conclui-se que, o cirurgião-dentista deve possuir o conhecimento das características gerais, características orais e o nível de comportamento, proporcionando um atendimento precoce para prevenção de doenças futuras.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/244
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Letícia_Guimarães_0004745.pdf507.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.