Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2449
Title: Aspergilose pulmonar invasiva em pacientes internados em unidade de terapia intensiva.
Authors: Parry, Denis Carvalho (Orientador)
Fernandes, Laryssa Pixinine Bittercourt
Ponte, Nathalia Sbardellini Sidou
Keywords: Aspergilose pulmonar invasiva
Aspergillus fumigatus
Diagnóstico
Issue Date: 24-Feb-2023
Citation: FERNANDES, Laryssa Pixinine Bittercourt; PONTE, Nathalia Sbardellini Sidou. Aspergilose pulmonar invasiva em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. Orientador: Denis Carvalho Parry. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Objetivos: Este trabalho tem como objetivo elucidar os testes diagnósticos, bem como, compreender a importância da detecção precoce da aspergilose pulmonar invasiva (API) em pacientes internados em UTI, a fim de delinear a investigação diagnóstica de melhor precisão nesses casos. Métodos: estudos observacionais, metanálises e revisões sistemáticas que envolvem estudos os quais abordam a análise da galactomanana, 1,3 b-glucano no lavado broncoalveolar da mesma forma que analisa outros métodos diagnósticos. Em consonância, descreve a clínica e o tratamento da API. Resultados: foram fundamentados na avaliação dos testes diagnósticos de maior acurácia na aspergilose pulmonar invasiva. Conclusão: a detecção mais precisa foi a da GM no lavado broncoalveolar juntamente com a detecção histopatológica fúngica através da biópsia. No entanto, o valor diagnóstico da cultura de secreções respiratórias depende do grau de infecção, o qual é maior em pacientes imunocomprometidos. Ademais, evidencia-se neste estudo que a maior precisão diagnóstica pode ser alcançada se associados testes como PCR, GM e citocinas, revertendo-se em uma maior assertividade e precocidade do diagnóstico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2449
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Laryssa Pixinine Bittercourt Fernandes_ Nathalia Sbardellini Sidou Ponte_parcial.pdf108.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.