Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2453
Title: Infecções do trato urinário na gestação: prevalência, riscos e tratamento.
Authors: Carneiro, Lilian dos Anjos (Orientador)
Ciriaco, Lorena de Sousa
Damasceno, Natalia Rincon Arruda Daguer
Keywords: Infecções do trato urinário
Gestação
Bacteriúria assintomática
Issue Date: 24-Feb-2023
Citation: CIRIACO, Lorena de Sousa; DAMASCENO, Natalia Rincon Arruda Daguer. Infecções do trato urinário na gestação: prevalência, riscos e tratamento. Orientador: Lilian dos Anjos Carneiro. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: As infecções do trato urinário (ITU) na gestação enquadram-se entre as principais causas de complicações relacionadas à gestação, dentre elas a corioamnionite, infecções neonatais e parto prematuro. Estima-se que até 20% das mulheres sejam acometidas por ITU durante a gestação e, destas, 10% necessitam de internação. A ITU pode ser classificada como Bacteriúria Assintomática (BA), Cistite (ITU baixa) e Pielonefrite (ITU alta), tendo a última um destaque principal devido à complicações que podem evoluir com insuficiência respiratória, distúrbios eletrolíticos, choque séptico, insuficiência renal e morte. O quadro clínico habitual da ITU varia desde a presença de disúria, nos casos mais leves, até febre, calafrios, dor lombar, náuseas e vômitos em casos mais graves. Para o diagnóstico, é necessário realizar a urocultura, apesar do resultado poder ser negativo em até 50% dos casos. Ademais, devido à evolução rápida da doença, é necessário que o tratamento seja realizado considerando a eficácia do medicamento, sua cobertura contra o patógeno, sua capacidade de manter níveis séricos e teciduais durante o período de tratamento, além de seu custo, tolerância e segurança para o feto.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2453
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lorena de Sousa Ciriaco_ Natalia Rincon Arruda Daguer Damasceno_parcial.pdf109.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.