Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2469
Title: Efeitos da bomba de sódio e potássio no túbulo proximal e sua relação com o coração.
Authors: Veiga, Joel Paulo Russomano (Orientador)
Lima, Erick Vinicius Teixeira de
Keywords: ATPase trocadora de Sódio-Potássio
Doenças cardíacas
Transporte ativo
Issue Date: 28-Feb-2023
Citation: LIMA, Erick Vinicius Teixeira de. Efeitos da bomba de sódio e potássio no túbulo proximal e sua relação com o coração. Orientador: Joel Paulo Russomano Veiga. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O coração possui relação com todo o corpo, sendo necessário o pregresso conhecimento acerca de seu funcionamento para compreender as alterações geradas devido aos mecanismos de bombeamento de sangue. O objetivo principal desse estudo é entender a relação entre o mecanismo de bomba de sódio e potássio, atuando dentro do túbulo proximal, e os distúrbios no perfil cardiovascular, identificando os motivos norteadores dessa relação e os fatores de risco. Trata-se de um estudo sistemático a fim de sintetizar e organizar informações acerca da intrínseca relação entre o coração e o mecanismo de excreção no corpo, realizada a partir da identificação de 36 artigos selecionados na plataforma PubMed, em inglês, espanhol, português e francês, utilizando- se outras fontes como complemento para o estudo, como outras plataformas de dados e livros sobre o assunto. Através da análise dos artigos, é inerente a relação existente entre os componentes do coração e o sistema excretor, observando que a relação existente não tem um parâmetro definido para explicar os mecanismos de tal alteração no perfil cardiovascular, mas com extensa quantidade de fatores modificantes. Por fim, o estudo foi suficiente para sanar a hipótese expressa por este estudo, porém, com a necessidade de compreender outros fatores que levam a pressão a se tornar uma peça importante para a relação entre o funcionamento da bomba de sódio e potássio no túbulo proximal e as alterações ali decorrentes no coração.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2469
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Erick Vinícius Teixeira de Lima_parcial.pdf94.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.