Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2478
Title: Pancreatite aguda recorrente na pediatria: uma revisão de literatura.
Authors: Soares, Marcelo Feitoza (Orientador)
Rodrigues, Maria Clara Jorge
Keywords: Pancreatite aguda
Pediatria
Terapia nutricional
Issue Date: 28-Feb-2023
Citation: RODRIGUES, Maria Clara Jorge. Pancreatite aguda recorrente na pediatria: uma revisão de literatura. Orientador: Marcelo Feitoza Soares. 2022. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Objetivo: Revisar a literatura a respeito da epidemiologia, etiologia e atualizações da terapêutica nutricional. Metodologia: Foram selecionados estudos publicados nos últimos cinco anos nas plataformas de dados MEDLINE/PubMed e LILACS. Os descritores utilizados foram: “Children”; “Pediatrics”; “Acute pancreatitis”; “Pancreatitis/diet therapy”; “Pancreatitis/epidemiology” e “Pancreatitis/etiology” de forma associada e isolada. A coleta de dados se deu entre março e abril de 2022. Resultados: Foi observado que a pancreatite na faixa etária pediátrica é mais prevalente naqueles com idade abaixo dos cinco anos de idade, sem estudos que demonstrem prevalência por algum dos sexos. Reconheceu-se uma maior variedade de etiologias nesta faixa etária, sendo os fatores genéticos e anatômicos mais associados às causas de recorrência, porém ainda prevalecem causas como a colecistite. Ademais, atualizações terapêuticas preconizam a alimentação enteral precoce. Considerações finais: É necessário a contínua busca por mais pesquisas voltadas para a pancreatite na faixa etária pediátrica para ampliação dos estudos e acervo de conhecimentos sempre atualizados.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2478
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Clara Jorge Rodrigues_parcial.pdf122.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.