Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2480
Title: Imunossupressores no tratamento da síndrome nefrótica.
Authors: Cunha, Marco Antônio Alves (Orientador)
Sousa, Pedro Herique Rodrigues de
Chagas, Victor Augusto Ribeiro
Keywords: Imunossupressores
Síndrome nefrótica
Tratamento
Issue Date: 28-Jan-2023
Citation: SOUSA, Pedro Herique Rodrigues de; CHAGAS, Victor Augusto Ribeiro. Imunossupressores no tratamento da síndrome nefrótica. Orientador: Marco Antônio Alves Cunha. 2022. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Objetivos: Compreender os benefícios da utilização dos imunossupressores no tratamento das principais doenças da síndrome nefrótica (glomeruloesclerose segmentar e focal, nefropatia/ lesão por doença mínima e a nefropatia membranosa). Metodologia: Foi realizada uma busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), MEDLINE/PubMed e SciELO - Scientific Electronic Library Online. Foram utilizados os seguintes descritores e estratégia: MeSH - Medical Subject Headings: “Nephrotic syndrome” AND “Immunosuppressant” AND “Treatmen”. Os critérios de elegibilidade foram artigos publicados nos idiomas português e inglês entre os anos de 2000 e 2021. Resultados: Síndrome Nefrótica se caracteriza por um distúrbio nos glomérulos alterando sua conformação de forma que quantidades excessivas de proteínas são excretadas na urina, gerando acumulo de líquido no corpo, ocasionando edema, e níveis baixos de albumina. Suas principais doenças são: glomeruloesclerose segmentar e focal, nefropatia/ lesão por doença mínima e a nefropatia membranosa. O tratamento com imunossupressores ocorre quando o paciente não corresponde bem ao tratamento convencional por diversos motivos. Conclusão: Após a explanação vista nesta revisão, evidencia-se que a utilização de imunossupressores para o tratamento da síndrome nefrótica em pacientes que o tratamento inicial não surtiu efeito é satisfatório mesmo tendo seus efeitos adversos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2480
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Herique Rodrigues de Sousa_ Victor Augusto Ribeiro Chagas_parcial.pdf159.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.