Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2483
Title: O papel dos exames de imagem no diagnóstico da doença inflamatória intestinal.
Authors: Petter, Jobe (Orientador)
Gonçalves, Caroline Campos
Sampaio, Laurha Helena Faustino
Keywords: Colite ulcerativa
Ultrassom
Diagnóstico
Issue Date: 15-Feb-2023
Citation: GONÇALVES, Caroline Campos; SAMPAIO, Laurha Helena Faustino. O papel dos exames de imagem no diagnóstico da doença inflamatória intestinal. Orientador: Jobe Petter. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância dos métodos de imagens para o diagnóstico das doenças inflamatórias intestinais, baseando-se em quais elementos configuram o diagnóstico e os critérios usados. A escolha se deu a partir da observação do déficit sobre o assunto em conteúdos administrados nas universidades, para uma boa correlação clínica e diagnóstico para a melhora da qualidade de vida dos pacientes, nesse sentido, esse estudo ocorreu a partir de uma revisão de literatura, e envolveu o estudo descritivo em que foi utilizado como técnica os bancos de dados MeSH/DeCS em língua inglesa, entre 1998-2021. As doenças inflamatórias intestinais caracterizam-se por serem doenças de ação inflamatória crônica e de caráter imunológico, que cursa com diarreia persistente, dor em região abdominal e sangramento retal. O diagnóstico precoce é imprescindível para garantir um bom prognóstico, visto ser uma doença crônica, e este é realizado por meio de exames de imagem, com diferentes sensibilidade e especificidade, sendo então de suma importância a sumarização dos principais exames diagnósticos. Ademais, compreendeu-se que doença inflamatória intestinal possui um caráter multifatorial, tendo como premissa maior fatores genéticos. Desse modo, esse trabalho insere-se no meio educativo como uma forma de sintetizar melhor sobre o tema e aprimorar o conhecimento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2483
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caroline Campos Gonçalves _Laurha Helena Faustino Sampaio_parcial.pdf199.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.