Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2484
Title: Complicações para o diagnóstico de trombose venosa cerebral.
Authors: Macêdo, José Roberto de Deus (Orientador)
Oliveira, Victor Hugo Fernandes de
Keywords: Trombose cerebral
Diagnóstico
Emergência
Issue Date: 17-Feb-2023
Citation: OLIVEIRA, Victor Hugo Fernandes de. Complicações para o diagnóstico de trombose venosa cerebral. Orientador: José Roberto de Deus Macêdo. 2022. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: OBJETIVO: Esse estudo visa compreender as principais dificuldades em estabelecer o diagnóstico da trombose venosa cerebral, vide as apresentações clínicas dos sinais e sintomas e associação com exames de neuroimagem, descrever a fisiopatologia da TVC, identificando fatores de risco individuais para cada paciente e analisar o quadro clínico, diagnóstico e tratamento bem como a importância de uma abordagem rápida, sendo capaz de evitar complicações e proporcionando um bom prognóstico. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão de literatura a fim de sintetizar e organizar informações sobre as dificuldades em estabelecer o diagnóstico da trombose venosa cerebral. Essa revisão foi realizada a partir de uma apuração de nove artigos analisados que estavam nos idiomas português, inglês e espanhol. As plataformas usadas como base de busca foram PUBMED, BVS, UpToDate e Scielo. Utilizou-se de descritores (“trombose cerebral” AND “diagnóstico”). RESULTADOS: Através da análise dos estudos observou-se que os principais fatores que são desafiadores para estabelecer o diagnóstico correto são o quadro clínico variado e amplo da doença juntamente com exames de neuroimagem comumente sem alterações evidentes e ausência de indicadores patognomônicos. CONCLUSÃO: Por fim, é importante ressaltar que o médico seja capaz de identificar fatores de risco associados a história da doença atual de forma que estabeleça o diagnóstico correto.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2484
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Victor Hugo Fernandes de Oliveira.pdf461.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.