Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2488
Title: Revisão narrativa sobre o conhecimento dos estudantes da área da saúde acerca da profilaxia do HIV/AIDS.
Authors: Wollmann, Patrícia Galdino de Andrade (Orientador)
Guimarães, Eduarda Engroff
Januário, Rebeca Ferreira
Keywords: Conhecimento
Estudantes de medicina
HIV.
Issue Date: 10-Mar-2023
Citation: GUIMARÃES, Eduarda Engroff; JANUÁRIO, Rebeca Ferreira.Revisão narrativa sobre o conhecimento dos estudantes da área da saúde acerca da profilaxia do HIV/AIDS. Orientador: Patrícia Galdino de Andrade Wollmann. 2022. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: Objetivo: analisar o conhecimento dos estudantes da área da saúde acerca da contaminação pelo Vírus da Imunodeficiência humana (HIV) por meio de acidentes com perfurocortantes, e evidenciar a ciência sobre o manuseio pré exposição e a profilaxia pós exposição. Metodologia: Utilizou-se os bancos de dados Pubmed e SciELO. Foram selecionados artigos na língua portuguesa e inglesa, publicados entre os anos de 2002 a 2022, configurados como meta-análise, revisões sistemáticas e estudos clínicos randomizados e controlados. Resultados: Foi demonstrada maior prevalência de fatores que aumentam o risco de contaminação pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) em graduandos da área da saúde, por apresentarem menor conhecimento acerca das consequências e maior negligência no uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Conclusão: Observa-se um nível de conhecimento deficitário entre os estudantes da área da saúde. Sobre isso, destaca-se a negligência dos mesmos no uso de EPIs. Ademais, após a contaminação, grande parte dos acadêmicos não sabem conduzir a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2488
Appears in Collections:Medicina

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduarda Engroff Guimarães_ Rebeca Ferreira Januário.pdf594.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.