Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/251
Title: Identificação do transtorno afetivo bipolar infantil em odontopediatria: bipolar disorder.
Authors: Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador)
Ferreira, Renan Bezerra (Coorientador)
Silva, Sarah Quetura Reis da
Keywords: Comportamento infantil
Transtorno bipolar
Ideação suicida
Issue Date: 6-Nov-2019
Citation: SILVA, Sarah Quetura Reis da. Identificação do transtorno afetivo bipolar infantil em odontopediatria: bipolar disorder. Orientador: Letícia Diniz Santos Vieria. 2019. 6f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é um perturbação cerebral que causa várias mudanças no humor, no desempenho e na energia de quem sofre com a doença. O TAB tem como características graves alterações de humor envolvendo períodos de insanidade no TAB tipo I e de depressão no TAB tipo II. Algumas das causas para o desenvolvimento da doença são os fatores ambientais, sócio econômicos e traumas. Não há ainda nenhuma cura definitiva para o transtorno, fazendo com que a doença dure a vida toda, sendo possível controlar os sintomas apenas através de medicamentos e psicoterapia. O diagnostico precoce da doença com o auxilio de medicamentos estabilizadores de temperamento e antipsicóticos melhoram expressivamente o prognóstico. Conclui-se que existem dificuldades e limitações na infância para identificar e descrever suas emoções, o cirurgião dentista deve identificar um TAB quando forem observadas variações de comportamento no atendimento odontológico como alterações de humor anormal e sucessivamente elevado, expansivo ou irritável e descuido com à higiene pessoal. Esta revisão tem como objetivo relatar aspectos históricos e etiológicos do transtorno afetivo bipolar infantil, caracterizando o curso da doença e o tratamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/251
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sarah_Silva_0006022.pdf182.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.