Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/252
Title: Nutrição do paciente TEA relacionado a doença cárie.
Authors: Ferreira, Renan Bezerra (Orientador)
Vieira, Letícia Diniz Santos (Coorientador)
Moreira, Thais Souza
Keywords: Odontologia - depressão
Odontologia - ansiedade
Competência social
Saúde bucal
Odontologia - comportamento
Issue Date: 6-Nov-2019
Citation: MOREIRA, Thais Souza. Nutrição do paciente TEA relacionado a doença cárie. Orientador: Renan Bezerra Ferreira. 2019. 5f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: O autismo é um dos mais conhecidos, entre os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, é marcado pelo atraso no desenvolvimento de capacidades sociais, expansivas e cognitivas. A alimentação nos portadores desta patologia é necessária para o crescimento e saúde, no entanto também sofre alterações pela doença. A seletividade por alguns alimentos e a hipersensibilidade gustativa são situações comuns e requerem manejo do comportamento. A saúde bucal também merece atenção e cuidado pela dificuldade motora da criança para a higienização dental, além da complexidade quando se faz necessário o tratamento no ambiente odontológico. O objetivo desta revisão é oportunizar reflexão sobre a alimentação dos TEA, mostrando como minimizar os sintomas causados na cavidade bucal visando contribuir para a melhoria do estado geral do paciente, consequentemente melhorando a qualidade de vida dos pais, familiares e cuidadores. A atuação de uma equipe multiprofissional é imprescindível no tratamento da criança com TEA, uma vez que desenvolvem habilidades na criança e reforça o cuidado da família. A prevenção, por meio do estímulo de autocuidado diário, continua como a melhor maneira de evitar doenças e internalizar bons hábitos de vida.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/252
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thais_Moreira_0010358.pdf649.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.