Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2525
Title: Infecção por neospora caninum em cão: relato de caso.
Authors: Mustafa, Vanessa da Silva (Orientador)
Veloso, Anna Carolina Dantas
Keywords: Neosporose
Doenças parasitárias
Doenças neurológicas
Issue Date: 15-Mar-2023
Citation: VELOSO, Anna Carolina Dantas. Infecção por neospora caninum em cão: relato de caso. Orientador: Vanessa da Silva Mustafa. 2022. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A neosporose é causada por um protozoário que foi confundido com Toxoplasma gondii por apresentarem as mesmas sintomatologias clínicas e aspecto morfológicos muito semelhantes. Tem importância socioeconômica mundial na bovinocultura. O cão é o hospedeiro definitivo e por isso tem importância epidemiológica na manutenção desse agente. No presente trabalho descreve-se o caso de um cão da raça border collie de 3 anos, que apresentou sorologia positiva para N. caninum e sinais clínicos característicos da doença após possível contato com carcaça de equino contaminada. O quadro clínico evoluiu para morte do animal, pois o início do tratamento foi tardio devido a dificuldade para conclusão do diagnóstico. Deve-se incluir neosporose na lista de doenças infecciosas e neurológicas de cães para que seja feito o diagnóstico de forma rápida, permitindo o início precoce do tratamento adequado, melhorando assim o prognóstico do animal.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2525
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anna Carolina Dantas Veloso.pdf862.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.