Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2526
Title: Incontinência urinária hormônio-dependente pós-castração em cadelas.
Authors: Freitas, Mariane Leão (Orientador)
Andrade, Beatriz Luna de
Keywords: Cadela
Patogenia
Disfunção uretral
Issue Date: 15-Mar-2023
Citation: ANDRADE, Beatriz Luna de. Incontinência urinária hormônio-dependente pós-castração em cadelas. Orientador: Mariane Leão Freitas. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: A incontinência urinária pós-ovariohisterectomia é definida pela perda involuntária de urina, seja por gotejamento ou de forma contínua, podendo ter episódios de micção normal. O principal sintoma clínico é caracterizado pela micção frequente em pequenos volumes. É comum o animal apresentar esses sinais de perda de função urinária em estado de repouso, uma vez que a pressão abdominal tende a aumentar, quando esse assume a posição de decúbito. A relação da incontinência urinária com o hormônio estrógeno se justifica pela presença de receptores citosólicos de estradiol na região uretral, ocorrendo a perda capacitiva de oclusão após a ovariohisterectomia. Os exames que auxiliam no diagnóstico desse quadro clínico devem ser solicitados pelo médico veterinário mediante a anamnese completa do animal e histórico anterior apresentado pelo tutor. Após a realização dos exames e a constatação do quadro clínico do animal, indica-se como primeira opção, medicamentos para resolução dos sintomas, com objetivo de restaurar a função uretral. Em caso de um quadro não responsivo a medicação, sugere-se tratamentos mais invasivos. A presente revisão literária tem como objetivo esclarecer a fisiopatogenia da incontinência urinária e seus tratamentos medicamentosos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2526
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz Luna de Andrade.pdf877.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.