Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2527
Title: Hipercortisolismo em cães: revisão de literatura.
Authors: Gomes, Veridiane da Rosa (Orientador)
Rodrigues, Bianca da Silva Vieira
Keywords: Hipercortisolismo
Glucocorticoides
Glândulas adrenais
Issue Date: 15-Mar-2023
Citation: RODRIGUES, Bianca da Silva Vieira. Hipercortisolismo em cães: revisão de literatura. Orientador: Veridiane da Rosa Gomes. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: O hipercortisolismo é uma endocrinopatia vista comumente na rotina clínica, seu acometimento é maior em cães de meia idade a idosos e rara em felinos domésticos. Tal doença ocorre pelo aumento de produção ou administração em excesso de glucocorticoides, podendo ser de etiologia hipófise-dependente ou adrenal-dependente. Os sinais clínicos consequentes do excesso de cortisol circulante englobam a poliúria, polidipsia, polifagia, abdômen pendular e alopecia bilateral simétrica. Para o diagnóstico deve-se levar em consideração os sinais clínicos, achados de exames hematológicos, bem como o hemograma, alterações bioquímicas e urinálise, além da realização de testes endócrinos responsáveis pela avaliação das glândulas adrenais e exames de imagem, como a ultrassonografia abdominal, tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética. Dentre as opções de tratamento, a terapia medicamentosa pelo trilostano é comumente utilizada, porém observa-se em alguns casos o uso de terapia cirúrgica de acordo com a etiologia individual de cada paciente. O prognóstico varia de acordo com a causa diagnosticada do hipercotisolismo e seguimento do plano terapêutico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2527
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bianca da Silva Vieira Rodrigues .pdf925.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.