Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2529
Title: TVT cutâneo em um cão: relato de caso.
Authors: Medeiros, Margareti (Orientador)
Dutra, Caio Queiroz
Keywords: Neoplasias caninas
Células neoplásicas
Sulfato de vincristina
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: DUTRA, Caio Queiroz. TVT cutâneo em um cão: relato de caso. Orientador: Margareti Medeiros. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: O Tumor Venéreo Transmissível Canino (TVT), é um tumor conhecido há muito tempo, é caracterizado pela presença de células redondas, altamente contagioso e acomete cães pelo mundo todo. Sua principal forma é a genital com lesões na mucosa genital, sendo as formas extragenitais consideradas incomuns. A transmissão é feita pela transplantação de células neoplásicas por contato direto, tornando fácil o contágio, principalmente pelo comportamento canino de cheirar uns aos outros. O objetivo deste relato é apresentar um caso de tumor venéreo transmissível em um cão, localizado em região ocular, linfonodos e disseminado em várias áreas da extensão corpórea pelo cutâneo. Exames de ultrassonografia demonstraram alterações em baço e testículos. O diagnóstico se deu por citologia pelo modo de coleta de punção aspirativa por agulha fina (PAAF), que apresentou presença de células redondas com citoplasma moderado repleto de vacuolizações. O tratamento teve como base a utilização de quimioterapia com Sulfato de Vincristina, utilizando a dose de 0,75 mg/kg, via intravenosa, e sessões de quimioterapia inacabadas, tendo que ser necessária de quatro a seis sessões, tornando-se muito importante a conclusão do tratamento. O animal apresentou remissão das lesões após a terceira sessão de quimioterapia. O animal veio a óbito 24 dias depois em função de um ataque epilético.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2529
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caio Queiroz Dutra.pdf606.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.