Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2530
Title: TVT nasal em cães: relato de caso.
Authors: Medeiros, Margareti (Orientador)
Lucena, Diogo Vieira
Keywords: Tumor venéreo canino
Neoplasias caninas
Quimioterapia
Issue Date: 16-Mar-2023
Citation: LUCENA, Diogo Vieira. TVT nasal em cães: relato de caso. Orientador: Margareti Medeiros. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Abstract: O tumor venéreo transmissível (TVT) é uma neoplasia de células redondas que acomete, principalmente, cães errantes, jovens e sexualmente ativos. Sua principal fonte de transmissão é pelo coito. Os animais acometidos apresentam, normalmente, neoformações na região genital. O aparecimento de neoformações extra genitais é indicativo de metástase, variando de 0 a 17% dos casos, quando ocorre. A transmissão ocorre por meio da cópula, mordeduras, arranhaduras e lambeduras, desde que tenha lesão prévia em mucosa para o desenvolvimento do tumor. O objetivo do presente trabalho é relatar o caso de um cão macho, não castrado, que apresentou tumor venéreo transmissível na região da cavidade nasal sem acometimento genital. Expondo as possíveis formas de diagnósticos, bem como as vantagens e desvantagens de cada opção de tratamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2530
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diogo Vieira Lucena.pdf3.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.